sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Triniti explica porque é o candidato a presidente do PT da chapa Unidade na Luta.



Um dos grandes acertos da última gestão do PT de Sorocaba foi a política de nucleação. Temos seis núcleos organizados nos bairros Além Ponte, Júlio de Mesquita Filho, Vitória Régia, Parada do Alto, Aparecidinha e Laranjeiras. Estamos em processo de ativação de mais sete núcleos nos bairros Centro, Vila Fiore/Brasilândia, Cerrado, Éden, Santa Marina, Paineiras e Brigadeiro Tobias.
A continuidade da política de nucleação é fundamental, assim como desenvolver uma campanha de filiação que atinja a maior parte dos bairros de Sorocaba. Onde há filiados, queremos fortalecer a política de nucleação e onde não há filiados, nossa estratégia é atrair os simpatizantes para, futuramente, filiá-los. E a busca de cada filiado do PT para ajudar na organização do Partido é fundamental, nem que seja na rua onde mora. Os filiados também devem ser estimulados a participarem, além do Partido, de outras organizações como escolas, fábricas, associações de moradores e sindicatos.
Esse enraizamento do Partido é fundamental para seu crescimento e fortalecimento, extremamente necessários para os grandes desafios que temos à frente que são as eleições de 2010 e 2012. Em 2010 estaremos enfrentando o primeiro processo eleitoral em que o PT não terá a figura de Lula como candidato a presidente. A eleição da companheira Dilma Rousseff à Presidência da República depende muito da nossa atuação local.
Eu nasci em Jacarezinho (PR), numa família de agricultores. Em 1984 vim para Sorocaba com dois objetivos em mente: voltar a estudar e lutar para proporcionar um futuro melhor para minha família. Porém, em 1986, quando era presidente do Grêmio Estudantil do CEONC, passei a estabelecer relação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Naquele ano, levei o Hamilton Pereira e o Bolinha (Wilson Fernando da Silva) para fazer uma palestra aos alunos do CEONC sobre a história do movimento sindical e do Partido dos Trabalhadores. Foi amor à primeira vista. Naquele mesmo ano me filiei ao PT de Sorocaba.
Em 1988 eu já fazia parte do Diretório Municipal, mesmo ano em que comecei  a trabalhar na metalúrgica Domenico Bestetti, onde fiz parte, primeiro da CIPA, depois da comissão de fábrica. Em 1992 fui para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, como tesoureiro. Naquele mesmo ano, Hamilton Pereira, que era vice-presidente do Sindicato, foi candidato a prefeito e eu fui um dos coordenadores da campanha. Por uma diferença de apenas 3% dos votos, o Hamilton não foi eleito prefeito naquele ano.


Coordenador da Macro


Em 1994, Hamilton foi eleito deputado e quando assumiu o mandato em março de 1995, fui para sua assessoria. Em 1996 fui eleito coordenador da Macrorregião Sorocaba do PT, onde permaneci por três mandatos. Nesse período apoiamos criação da Macrorregião Itapeva; o Partido, que inicialmente estava organizado em 36 municípios, passou para 48 em 2007. A própria eleição de Hamilton como o primeiro deputado petista da região, da Iara Bernardi como deputada federal e Cláudio Maffei, prefeito de Porto Feliz são importantes. A caravana com o então presidente de honra do PT, Luis Inácio Lula da Silva, em 2000, que percorreu 11 municípios em dois dias também marcou nossa gestão na Macro. Desde 2007 estou como secretário de comunicação do PT de Sorocaba.
Muitas coisas na minha história dentro do PT aconteceram de maneira rápida e, mesmo assim, nunca me peguei tendo que parar para pensar sobre que tipo de decisão tomar. Ver o companheiro Lula à frente de uma Administração internacionalmente reconhecida, frente à Presidência da República do Brasil, é um dos fatores que me leva a crer que acertei nas decisões que tomei em relação ao PT. Quero estar à frente do PT de Sorocaba para coordenar o difícil processo das eleições presidenciais de 2010, assim como tenho a convicção de que o Partido precisa avançar muito, de maneira rápida, para vencer as eleições de 2012 e trazer para Sorocaba as boas experiências do Governo Lula e de outras administrações petistas.
Também me faz sentir fortalecido, e confiante que teremos condições muito favoráveis de avançar em todos nossos projetos, o apoio que tenho recebido dos companheiros do PT como Hamilton Pereira, os vereadores Izidio de Brito Correia e Francisco França, o atual presidente do PT, Paulo Henrique Soranz, o ex-vereador Antonio Sérgio Ismael, a representante do MEC no estado de São Paulo, Iara Bernardi, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, o presidente do Sindicato dos Condutores, Paulo João Estausia, a presidente do Sindicato do Vestuário, Márcia Vianna, o coordenador Regional da CUT, Evanildo Amâncio (Miúdo), e o advogado Daniel Lopes.


Partido: é dos Trabalhadores!

José Carlos Triniti Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário